Início / Cultura / Mestre Oyama

Mestre Oyama

Mestre Oyama

 Mestre Oyama - Fundador do Karate Kyokushin

Oyama nasceu na Coréia em 1923 e faleceu em 26/04/1994. Recebeu o nome de Yee Hyung . Só mais tarde, quando decide dedicar sua vida ao Karate , é que adota o nome japonês de Masutatsu Oyama , que significa "elevação da alta montanha".

Na sua terra natal o jovem Yee Hyung descobre bem cedo as artes marciais locais. Ainda criança, aprendia Chabee (uma combinação coreana de Ju Jitsu e Kempo ) na escola que freqüentava. Dos 9 aos 13 anos passou a praticar diariamente tanto o Chabee quanto o Boxe Shaolim , além do Tae-Kyon e o Tae-Kwon-Pup , disciplinas que seriam depois combinadas para dar origem ao Taekwondo . Ainda em seu país, Oyama estuda também diferentes formas de Kempo chinês e japonês.

Nesta época o principal modelo humano de Oyama é Otto Von Bismarck, o unificador da Alemanha: "Sempre com o desejo de ser o Bismarck do Oriente, saí de casa aos 13 anos e fui para Tóquio" .(La Voie Kyokushi).

Em Tóquio, Oyama pratica de início o Judo no Kodokan - centro mundial dessa arte. Em 1938 matricula-se na escola de Karate Shotokan , dirigida por Gishin Funakoshi e seu filho Yoshitaka .

Buscando maior especialização, em 1940 Oyama deixa o Dojo Shotokan para tornar-se discípulo de So Neishu , de origem coreana, o qual tinha por mestre Gogen Yamaguchi , fundador da ramificação japonesa do Goju-Ryu , e era membro da organização Nichirem-Sho-Shu . Por intermédio de So Neishu , Oyama passou a dedicar-se ao Zen .

Oyama enfatizava o elemento espiritual acima das técnicas ou da força, e como forma de alcançar a boa atitude de espírito a prática do Zen . "O homem que quer seguir a Via do Karate não pode negligenciar o Zen e o aperfeiçoamento espiritual" ( Oyama ).

Em 1948, no esforço para elevar seu estado espiritual, Oyama inicia um exílio voluntário no Monte Kiyosumi, distrito de Chiba , que durou 18 meses. Meditação e treinamento extremamente árduos levaram Oyama a desenvolver prodigiosas faculdades provadas em combate contra lutadores de diversas modalidades marciais e inclusive touros, chegando a enfrentar 52 touros, partindo os chifres de 49 e matando 3 outros.

Em 1954, após fazer uma turnê por diversos países, dentre eles os EUA, Oyama retorna ao Japão e funda em Tóquio o primeiro Oyama Dojo .

Em 1957 funda a Organização Kyokushin-Kai (Associação da Extrema Verdade).

Atualmente a organização Kyokushin está presente em muitos países.

Com relação à participação do Karate em jogos olímpicos, Oyama entendia que " Com certeza, para o Karate esportivo seria muito bom... Mas tudo isso não é Budo e para o verdadeiro budoka não tem nenhuma importância...".

Afirmando que suas próprias vitórias foram o fator determinante da propagação e renome do Karate , diz Oyama : "Tornei célebre no mundo todo o Karate Kyokushin, não somente devido ao poder e ao rigor de seu método de treinamento, mas também pela maneira como ele incute a cortesia e o respeito aos outros... O homem deve buscar a aventura... ele deve bater-se e explorar. Ele deve fixar uma meta e viver para alcançá-la... Um homem é forte quando ele tem um objetivo pelo qual luta...".