Início / Institucional / Nossa Proposta

Nossa Proposta

MISSÃO:  Promover a transformação construtiva do SER HUMANO através dos princípios transcendentes do BUDÔ.

VISÃO:  Ter milhares de pessoas em todo o mundo irmanadas através dos princípios transcendentes do BUDÔ, engajadas ativamente num movimento universal de bem comum.

A Escola Dárcio Lira de Jiu Jitsu – EDLJJ surgiu em um momento histórico onde o modelo geral de treinamento da grande maioria das academias de Jiu Jitsu do país apresentava-se única e simplesmente com foco na supremacia técnica. Nessas, não havia resquício de disciplina, filosofia ou qualquer Tradição Marcial Oriental.

Era notório que não se podia classificar nem mesmo como academias esportivas (quanto mais como Escolas de Artes Marciais), entidades especializadas em formar indivíduos egocêntricos, arrogantes, de postura suja e debochada, antissociais e não bastasse isso, ainda perturbadores da ordem pública com seus constantes atos de vandalismo.

A formação dessas bestas humanas era a marca registrada da maioria das academias de Jiu Jitsu, Luta Livre e Vale-Tudo da época, e muitas pessoas inocentes foram vítimas da violência física e moral praticada pelos tais... era a moda dos “pittboys”.

Dedicado estudioso da legítima cultura filosófica das A.M. do Oriente desde tenra infância, o Professor Dárcio Lira sempre se lamentava acerca da mácula que tais pseudo-professores e praticantes (principalmente os brasileiros) lançavam sobre o nome do Jiu Jitsu.

Sua compreensão transcendente sobre o real papel das Artes Marciais para a sociedade moderna o levou a desenvolver uma metodologia de aulas completamente diferenciada da pratica comum dentro da "cultura" do BRAZILIAN JIU JITSU, onde o ensino técnico para resultados competitivos não seria o objetivo principal, MAS SIM o aprimoramento interior do praticante através de uma constante reeducação de consciência.

Desde então, o Professor Dárcio Lira vem fazendo um verdadeiro garimpo de resgate cultural e filosófico das raízes mais nobres das Artes Marciais do Oriente.

A cada ano que passa, incrementamos ainda mais nosso sistema de ensino em direção a missão inicial de promover a transformação construtiva do Ser Humano através dos princípios transcendentes do Budô.

O Ideal que contou inicialmente apenas com a disposição do Clã Lira* e alguns amigos, hoje se encontra em franca expansão, plenamente fortalecido com o apoio de um grande número de cidadãos de bem que buscam o aprimoramento de suas qualidades humanas através do método de treinamento marcial ofertado na EDLJJ.

* Professor Dárcio, sua esposa Célia e seus filhos Darlynson, Dheyne e Dâmokles.

Você, que tem a mente iluminada o bastante para saber que derrotar pessoas, conquistar medalhas ou cinturões e usar faixas coloridas, não o faz um verdadeiro Artista Marcial; mas que por outro lado, é combativo e corajoso o suficiente para assumir um autêntico compromisso com a vida e senso de responsabilidade social, encontrará no seio de nossa Comunidade um lugar por excelência para lhe auxiliar no seu aperfeiçoamento humano.

Visite nossos Dojo e tire suas próprias conclusões!
Comissão Editorial.