Início / Noticias / Inauguração do Novo Dojo da EDLJJT – Carlito Pamplona - 23 março 2012

Inauguração do Novo Dojo da EDLJJT – Carlito Pamplona - 23 março 2012

Confraternizações
sexta-feira, 23 Março, 2012

No fim de Junho de 2011, a Academia Flex - que abrigava o antigo Dojo da Dárcio Lira Carlito Pamplona - foi quase que completamente destruída após o acidente em que um caminhão desgovernado invadiu a academia pela madrugada.*

* http://www.jangadeiroonline.com.br/tag/veiculo/page/4/

Caminhão invade academia de ginástica no bairro Carlito Pamplona
Da Redação às 14:55 de 23/06/2011 - Atualizada às 14:55 

Foto: reprodução TV Jangadeiro

Um caminhão desgovernado invadiu uma academia de ginástica no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (23). O acidente foi no cruzamento das avenidas Pasteur e Leste-Oeste.

O caminhão vinha no sentido Barra do Ceará-Centro quando o motorista perdeu o controle da direção, subiu a calçada e entrou na academia. O teto ficou destruído. O veículo também atingiu o sinal de trânsito da avenida. Não houve feridos.

O motorista alegou que a barra de direção do veículo teria quebrado. A perícia vai investigar se, de fato, essa foi a causa do acidente.

Veículo vinha no sentido Barra do Ceará-Centro quando o motorista perdeu o controle da direção, subiu a calçada e entrou na academia.

Os treinos estariam suspensos por tempo indeterminado, não fosse a irmandade do nosso Clã, que rapidamente se reuniu a fim de achar uma solução para esse problema.

A decisão foi construir um Dojo próprio na casa do Professor Ednardo Baiano e enquanto o novo Dojo não estivesse pronto, os atletas ficariam treinando nas outras filiais da Escola, diga-se de passagem, sem ônus financeiro adicional algum (mesmo se houvesse diferença entre o valor das mensalidades). As mensalidades dos alunos do Carlito continuariam sendo destinadas ao Dojo do Carlito, e estas seriam usadas mês-a-mês para suprir os gastos da construção.

Como diz o ditado: "há males que vem para o bem", e esse foi um deles, pois graças a tal acidente pudemos ver na pratica mais uma vez a força de unidade do nosso Clã.

Aproveitando de tal ditado popular, abramos um parêntese para relatar uma história intrigante:

Para a madrugada do acidente estava programado um shugyo (treino de imersão). Os membros do Carlito iriam se reunir para praticar e estudar nossa filosofia durante a madrugada inteira. Estava tudo acertado, porém, o dono da academia que iria ceder as chaves, simplesmente desapareceu no dia, não cumprindo o combinado.

O Sensei Baiano juntamente com os alunos o procuraram durante a tarde inteira até a noitinha, mas não o acharam... nem imagino o quanto este foi mal falado (rsrs). Bem, o resultado é que o treino foi cancelado.

Então, na referida madrugada, onde o tatame estaria lotado, eis que um caminhão invade a academia e destrói praticamente tudo... Livramento dos Céus? Deixo a seu critério meditar sobre essa curiosidade.

Fecha parêntese. Continuando:

Dentre os feitos mais notáveis, cumpre destacar o papel de serventes de pedreiro que os alunos voluntariamente se dispuseram a fazer. Gente de todas as nossas Filiais, daqui e do interior do Estado, gente que não tinha qualquer afinidade com esse tipo de trabalho braçal, durante 7 meses literalmente sujaram as mãos com cimento, barro, tinta, etc. ao auxiliarem na obra.

Algumas vezes pessoas chegavam a perguntar para o Professor Baiano quanto estava sendo pago pra ter aquela "ruma" de gente (quase sempre dezenas) trabalhando o dia todo na construção; e por que esse pessoal passava o tempo inteiro rindo mesmo em meio ao sol quente. Quando ele dizia que não estava sendo pago valor algum e que todos estavam ali voluntariamente, tais pessoas ficavam admiradas.

Que motivação era esta que impulsionava aqueles homens? Amizade? Sim, mas mais do que isso, era o nosso espírito de Clã Samurai; um peculiar espírito de UNIDADE que conseguimos desenvolver graças ao nobre e constante trabalho educacional do Shihan Dárcio Lira.

Além disso, muitos foram os atletas do Carlito que não puderam treinar com regularidade nas outras filiais da Escola durante os meses de construção, por diversas contingências, mas que continuaram dando suas mensalidades (contribuição mensal) regularmente como se estivessem freqüentando os treinos. Alguns, por incompatibilidade de horários, chegaram mesmo a ficar três ou quatro meses sem aparecer nenhuma vez nos treinos, mas mantiveram-se firmes com suas mensalidades em dias, tudo pelo compromisso maior com o Clã.

Precisamos lembrar também das diversas doações financeiras adicionais (doações além das mensalidades), que foram feitas voluntariamente por todo o Clã durante esses meses para suprir os gastos da construção.

Quando dizemos que somos diferentes às vezes as pessoas pensam que é estratégia de marketing, ou que queremos desrespeitar outras instituições posando de "os melhores!", mas não é isso. Não dizemos que somos melhores, nem piores, dizemos apenas que somos diferentes.

Em se tratando de academias de lutas, nos dias de hoje, com que regularidade vemos pessoas se doarem por meses, trabalhando em serviços braçais pesados voluntariamente, pagando mensalidades sem poder usufruir dos treinos práticos, fazendo doações financeiras adicionais com regularidade, sempre em clima de alegria etc.; e tudo isso sem fazermos nenhum apelo de obrigatoriedade religiosa ou culpa espiritual?

Deve haver realmente algo muito especial na convivência que ofertamos para que estes guerreiros se disponham com tanta alegria pela nossa Bandeira. Como reflexão fica a mensagem: "Só existe uma lealdade tão grande quanto a do discípulo pelo seu Mestre... é a do Mestre para com o discípulos". E os nossos sabem disso.

Então, no dia 23 (março 2012), superadas todas as adversidades (que foram tantas que não caberia relatá-las todas aqui), tivemos uma belíssima confraternização motivada pela inauguração oficial do novo Dojo da Esc. Dárcio Lira - Carlito Pamplona.

Próximo a 100 pessoas entre alunos e familiares se fizeram presentes na festa. Discursos, emocionados por parte dos alunos e do Sensei Baiano, mensagens marciais por parte do Sensei Dheyne e Sensei Dâmokles, comes e bebes, corridinha com cantoria para impregnar de vibração guerreira as paredes do novo Dojo, brincadeiras e muito Jiu Jitsu foi a programação da noite. Além disso, aproveitamos para fazer a solenidade de diplomação dos aprovados no Exame de Graduação que ocorreu no dia 03/março.
Foi realmente uma noite memorável! O Espírito de Bem e de união estava muito forte naquela noite! Todos sentiram, inclusive os vizinhos, que depois vieram elogiar a vibração positiva, as palavras bonitas e as rimas cantandas pelo grupo, que puderam ser ouvidas por esses.

Parabéns ao Professor Baiano, aos alunos do Carlito, bem como a todo o nosso Clã, pois foi uma vitória de todos. Vida longa a nova Filial da EDLJJT, para que mais tantas pessoas continuem a ser transformadas positivamente através do modelo de ensino marcial idealizado pelo Shihan Dárcio Lira, afastando-se dos vícios nocivos, abandonando a criminalidade, tornado-se mais respeitosos com os pais, voltando a estudar, etc.. Essa será sempre nossa maior contribuição social.

Dâmokles Lira, Sensei.

Comentar

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.