Início / Noticias / Jiu Jitsu Tradicional em Harmonia com a Natureza.

Jiu Jitsu Tradicional em Harmonia com a Natureza.

Confraternizações
sexta-feira, 18 Janeiro, 2008

Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro de 2007, teve início uma importante parceria entre a EQUIPE DÁRCIO LIRA e o GRUPO ZUMBI ADVENTURE com a participação de 14 membros da Equipe Dárcio Lira em um Curso de Técnicas de Sobrevivência promovido pelo Grupo Zumbi.
O curso teve duração de 46h e foi realmente muito intenso. Os voluntários tiveram que passar por muita sede, fome, excessos de frio e calor, muitas picadas de insetos, superação do sono e muito esforço físico, sem contar com a constante pressão psicológica. Para quem achava que esse tipo de coisa só acontecia em tela de cinema, no curso essa galera descobriu que isso é bem real.
Dentre 20 participantes (6 não eram da nossa Equipe) somente 12 (todos da Dárcio Lira) conseguiram obter aprovação.  A participação de nossa Equipe neste curso teve como objetivo o aprofundamento na Filosofia do Jiu Jitsu Tradicional que é formar não apenas esportistas, mas sim verdadeiros guerreiros para vida.

No programa de treinamento do curso constou, dentre vários outros itens, montagem de subcampo (acampamento), construção de pioneirias (móveis, artefatos, etc.), cartografia e orientação (diurna e noturna), métodos de obtenção de fogo, técnicas de suporte básico de vida (primeiros socorros), resgate de vitimas, etc.
Diante da tamanha pressão sofrida, não cabe outra coisa senão parabenizar os “sobreviventes” e elogiar também a coragem dos que deram o seu máximo, mesmo não conseguindo a aprovação. 
Guerreiros, vocês honraram a bandeira da nossa Escola e o nome do nosso Mestre!
Para dar uma noção ainda mais abrangente da vibração desse grupo, vale ressaltar que eles resolveram trocar a possibilidade de um maravilhoso descanso no feriado pré-natal pela desgastante ralação de um curso de sobrevivência. Isso é que é ser selva!

Inspirados pela experiência do curso de sobrevivência, já na semana seguinte (diga-se de passagem, no dia do réveillon), alguns membros da nossa Equipe resolveram atravessar as serras de Guaiúba à Pacatuba em uma trilha lindíssima, com direito a um banho inesquecível numa nascente geladinha a mais de 600m de altitude.

A empolgação das experiências vividas pelos integrantes das atividades acima contagiou geral; ela foi tão grande que poucos dias depois – já em 06/01/2008 - até o Mestre Dárcio Lira “comeu a pilha” e resolveu encarar a trilha da Pedra da Rajada em Maranguape. A caminhada foi muito forçada para chegar lá em cima (mais de 1000m de altura), mas no fim, diante da deslumbrante paisagem, a felicidade foi geral.
Pelo contato puro com a natureza, torna-se possível ao guerreiro sincero receber energia direto da Fonte e perceber ainda com mais clareza, que algo tão lindo só pode ter vida na existência de uma maravilhosa Inteligência Criadora, Deus.

Desenvolver a capacidade de harmonizar-se com a natureza é como retornar a tranqüilidade do nosso lar. É ter poder em si mesmo pela crença de que Deus nos deu tudo o que realmente precisamos para viver e redescobrir que a natureza é nossa verdadeira casa!
Agradecemos ao nosso querido amigo Instrutor Renan Dourado, ao Instrutor Eduardo Andrade e a todos os demais líderes do grupo Zumbi por essas (e outras que virão) maravilhosas oportunidades de aprendizado.
As atividades acima inauguraram mais uma etapa em nosso Projeto de Desenvolvimento Humano via Jiu Jitsu Tradicional, passando a fazer parte das atividades regulares de nosso programa de trabalho.

Dâmokles Lira Sensei.

Comentar

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.