Início / Noticias / Visão panorâmica de nossas atividades sociais em 2009

Visão panorâmica de nossas atividades sociais em 2009

Ações Sociais
quinta-feira, 31 Dezembro, 2009
Doação de Sangue

“As Artes marciais existem para promover a saúde e o progresso espiritual, não as brigas.” (Bodhidharma).

Desde a fundação da ESCOLA DÁRCIO LIRA DE JIU JITSU TRADICIONAL no ano de 1996 e mais a frente da criação da FEDERAÇÃO DE JIU JITSU TRADICIONAL DO ESTADO DO CEARÁ – FJJTEC, o Shihan Dárcio juntamente com sua família e seus discípulos vem trabalhando incansavelmente para o resgate da verdadeira consciência de Budo para o Jiu Jitsu Brasileiro.
Dentro dessa linha de pensamento filosófico, o treinamento técnico do guerreiro não pode nunca ser dissociado da atenção ao desenvolvimento de um profundo compromisso social e ambiental, bem como da abertura dos seus horizontes espirituais.

Os alunos da Escola são constantemente educados para entenderem que o verdadeiro Samurai é aquele que se prepara para servir, e não aquele que se capacita para destruir.

Tal trabalho de amadurecimento da consciência espiritual sem dúvida alguma tem sido um dos grandes diferenciais da nossa Escola.

E o melhor, é que todo esse trabalho é feito sem imputar o sentimento de culpa, obrigação ou de barganha (dar pra receber), mas sim como incentivo a livre expressão do amor melhor que existe em cada um, aquele que age com sinceridade e abnegação quando do peito (emoção) e da mente (consciência lúcida) irrompe espontaneamente.

Ao longo dos anos, temos promovido diversos projetos e atividades tanto em grupo como de estímulo individual relacionadas a esses temas, logo, em 2009 não poderia ter sido diferente:

PROGRAMA PEQUENOS SAMURAIS: Adoção de crianças de famílias de baixa renda nos treinamentos regulares, auxiliando-os com alimentação e conselhos, fazendo visitas a seus lares, inserindo-os em um círculo social mais saudável e regrado, verdadeiramente educando-os, ajudando-os a livrarem-se de dependências químicas nocivas, incentivando-os e auxiliando-os na capacitação técnica para o estudo e o mercado de trabalho, etc.

DOAÇÕES DE SANGUE: Tanto em grupo nos centros de coleta, como atendendo espontaneamente a pedidos de emails que circulam pela internet, procurando incentivar cada aluno a fazer entre duas e três doações por ano, estimulando sempre o desenvolvimento da consciência de amor abnegado pelo próximo.

SOPÃOS BENEFICENTES: Fazendo percursos em grupo por bairros pobres, auxiliando moradores de rua com alimentação, conversas descontraídas, atenção, carinho, orientações de vida e orações espirituais, buscando fazê-los sentirem-se menos marginalizados/excluídos e quebrando preconceitos de ambos os lados.

DOAÇÕES DE ALIMENTOS PARA INSTITUIÇÕES DE AUXÍLIO: Através da arrecadação ocorrida em eventos esportivos promovidos pela EDLJJT e FJJTEC, auxiliando no importante trabalho já feito por respeitáveis Entidades beneficentes, bem como incentivando os alunos a as ajudarem também individualmente no cotidiano.

LIMPEZA AMBIENTAL: Incentivo ao zelo individual no dia-a-dia, estimulando o cuidado com lixos nas reuniões que fazemos principalmente em lugares naturais (praias, serras, etc.), bem como organizando reuniões específicas para limpeza de locais públicos e conversas com o objetivo de educação ambiental das pessoas.

PROJETO SOLIDARIEDADE SEMPRE: Arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos, materiais de higiene, etc. toda ultima semana do mês em todas as filiais da Escola, para que na primeira semana do mês seguinte seja feita a distribuição para os necessitados, que podem ser inclusive membros da própria Escola que estão desempregados e passando por necessidades.

ARRECADAÇÕES FINANCEIRAS ESPORÁDICAS: Para auxiliar membros da Escola que estão passando por dificuldades financeiras. Também fazendo contatos com o intuito de ajudá-los a encontrarem trabalho no caso de desemprego.

Esperamos no futuro, à medida que dispormos de mais condições financeiras e de ainda mais pessoas dispostas a somar conosco nesse ideal, ter a oportunidade de ampliar as ações existentes bem como de desenvolver muitas outras, sempre no sentido de dar uma contribuição efetiva para melhorar o mundo em nossa volta.

Porém, sem dúvida alguma, sabemos que nossa contribuição mais importante é o espírito de bem, harmonia, amor e paz ofertado cotidianamente em nossos Dojos, pois é notório que nem no lar familiar tais princípios de existência são encontrados com facilidade nos dias de hoje...

Fica aqui o convite para todos que desejarem integrar-se a nós nesse movimento em prol de uma doce revolução de consciência.  Aguardamos você.

Comentar

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.